Módulo II

A Contextualização das Diretrizes Curriculares e a ênfase na Questão Racial/População Negra / Racismo Antinegros/as/es

Ementa: O racismo como elemento estruturante do capitalismo e seus fundamentos como totalidade histórica. Particularidades da formação social brasileira. Escravismo colonial, imperialismo, mito da democracia racial. Questão social e questão racial. Construção social da branquitude (Núcleo de Fundamentação da formação da sociedade brasileira). Racismo institucional e Serviço Social. Sujeitos sociais, lutas e resistências na luta antirracista dentro e fora do Serviço Social.


Referência Bibliográfica Básica

Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia

Munanga, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Cadernos PENESB nº 5, 2003.

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Construindo discursos que constroem sujeitos?

Paula, A. B. de. Construindo discursos que constroem sujeitos? Um debate sobre a contribuição da Lei 10.639/2003 na luta antirracista. In: O social em questão. Ano 20, n. 37 - jan.-abr./2017.

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Resistências negras e amefricanidade: diálogos entre Clóvis Moura e Lélia Gonzalez para o debate antirracista das relações de classe na América latina

Procopio da Silva, A. P. (2021). Resistências negras e amefricanidade: diálogos entre Clóvis Moura e Lélia Gonzalez para o debate antirracista das relações de classe na América latina. Revista Fim Do Mundo, 2(4), 42–59.

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Questão racial e Serviço Social: um olhar sobre sua produção teórica antes e depois de Durban

Marques Jr. .S. Questão racial e Serviço Social: um olhar sobre sua produção teórica antes e depois de Durban. In: Libertas, volume 13, nº 1. Juiz de Fora: PPGSS; UFJF, 2013.

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Repensando a funcionalidade do racismo para o capitalismo no Brasil contemporâneo

Menezes, F. C. de. Repensando a funcionalidade do racismo para o capitalismo no Brasil contemporâneo. In: Libertas. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. nº 1, volume 13. Juiz de Fora, 2013.

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O racismo como arma ideológica de dominação

MOURA, C. O racismo como arma ideológica de dominação, 1994.

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A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas.

Quijano, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E.(org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas.

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Racismo não dá conta: antinegritude, a dinâmica ontológica e social definidora da modernidade

Vargas, J. H. C. (2020). Racismo não dá conta: antinegritude, a dinâmica ontológica e social definidora da modernidade. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45).

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Referência Bibliográfica Complementar para Aquisição

Questão racial, Serviço Social e os desafios contemporâneos. EURICO, Marcia Campos; PASSOS, Rachel Gouveia; ALMEIDA, Magali da Silva; MARTINS, Tereza Cristina Santos. (Org.). Questão racial, Serviço Social e os desafios contemporâneos. 1ed.Campinas: Papel Social, 2021.
O negro, de bom escravo à mau cidadão?. MOURA, C. O negro, de bom escravo à mau cidadão? Rio de Janeiro: Conquista, 1977..
Rebeliões da senzala. MOURA, C. Rebeliões da senzala. 4. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988..
Dialética radical do Brasil negro. MOURA, C. Dialética radical do Brasil negro. Anita: São Paulo, 1994..
Dicionário da escravidão negra no Brasil. MOURA, C. Dicionário da escravidão negra no Brasil. 1. Ed., 1. Reimpr. São Paulo: Edusp, 2013..
Capitalismo e escravidão. WILLIAMS, E. Capitalismo e escravidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2012..
Racismo e Ultraneoliberalismo: uma relação necessária às reflexões sobre a expropriação de direitos na crise contemporânea do capital. SILVA, Ana Paula Procópio . Racismo e Ultraneoliberalismo: uma relação necessária às reflexões sobre a expropriação de direitos na crise contemporânea do capital. In: MAURIEL, A. P. O. et al. (Org.). (Org.). Crise, ultraneoliberalismo e desestruturação de direitos. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2020, v. , p. 110-125..
Práxis pedagógica antirracista: aproximações e diálogo com professores. VALENTIM, S. dos S. NEAB/CEFET-MG – Práxis pedagógica antirracista: aproximações e diálogo com professores. In: MARQUES; E.P.S.; SILVA, W.S. (orgs.). Educação, relações étnico-raciais e resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no Brasil. Assis-SP: Triunfal Gráfica e Editora, 2016..

Lives

O Papel e o Mar (2010).
Orí de Beatriz Nascimento (trecho).
Cores Pretas.
O LÁ E O AQUI.
GRITARAM-ME NEGRA.
Bolívar Echeverría: la imposición de la blanquitud.
Racismo Estrutural no Brasil // Serviço Social na Pandemia #25.
Serviço Social e Combate ao Racismo // Serviço Social na Pandemia #35.