Módulo I

Contextualização do Processo de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da ABEPSS

Ementa: Breve histórico, objetivos, princípios, direção teórica das DC da ABEPSS. A articulação entre os Núcleos de Fundamentação propostos nas DC e sua lógica coerente com a concepção do Serviço Social na História (história, teoria e método). O racismo estrutural como determinação da sociedade de classes, do trabalho e da questão social. Da acumulação primitiva ao imperialismo do capitalismo periférico e dependente (Terra, trabalho e questão social). A pertinência do debate étnico-racial na leitura marxista, de classe, raça, gênero/sexualidades e território, desafios e avanços.



Referência Bibliográfica Básica

Modernidade, políticae práxis negra no pensamento

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VIVA 1993! A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL AINDA É “UMA ARMA QUENTE”

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trajetória intelectual, práxis e resistência negra - Clóvis Moura

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Referência Bibliográfica Complementar Disponível

A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. .
NAS TRILHAS COLETIVAS DA RESISTÊNCIA SERVIÇO SOCIAL E LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA. .
A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ABEPSS ITINERANTE: A ATUALIDADE DO PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL FRENTE À CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO.. .
SUBSÍDIOS PARA O DEBATE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. .
Diretrizes curriculares e questão racial: uma batida pulsante na formação profissional. .