Metodologia
O ABEPSS Itinerante está sendo realizado em dois momentos. O primeiro momento, já concluído, refere-se à formação dos facilitadores, com quatro encontros que aconteceram nos meses de março e abril de 2024. Foi realizado por meio de plataforma digital, gravado e disponibilizado amplamente para os participantes da formação e público em geral.
Os três primeiros encontros foram ministrados por assistentes sociais/pesquisadores de referência identificados, inicialmente, pela ABEPSS, que se dispuseram a realizar esta tarefa militante, a saber: Marilda Iamamoto, Maria Helena Elpídio, Wagner Amaral e Ana Paula Procópio.
O quarto encontro foi dedicado à reunião dos facilitadores e a diretoria da ABEPSS para definições operacionais e pedagógicas, com a construção coletiva de instrumentais de avaliação a serem utilizados no momento de realização das oficinas nas regiões e microrregiões.
A segunda parte refere-se a realização das oficinas nos Estados que compõem as Regiões, onde os/as facilitadores/as formados, no primeiro momento, deverão assumir a liderança do processo formativo. Estas oficinas serão realizadas, preferencialmente, de forma presencial ou híbrida, em algumas exceções. A carga horária será de oito horas e os turnos serão definidos em acordo com a melhor dinâmica para cada Estado. Em alguns Estados, pela dimensão territorial, serão realizados dois encontros. As oficinas deverão ocorrer no período de maio a junho de 2024 e as inscrições serão realizadas em cada Estado.
As Oficinas serão realizadas sob a forma de módulos, considerando a formação continuada dos sujeitos que atuam na formação profissional do Serviço social no Brasil: docentes, discentes, supervisores de campo em articulação com as comissões de formação profissional do conjunto CFESS/CRESS e Comitês Antirracistas. A metodologia proposta é a de realização de oficinas, a partir de uma concepçao de formaçao dialógica e ativa, a qual fundamenta-se em processos de construção de um entendimento da interlocução entre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Serviço Social e a construção de uma política de formação antirracista, articuladas a uma participação que priorize a interação e a criticidade (conteúdo teórico e político) fomentadas a partir de estudos teóricos em articulação com a experiência dos sujeitos no processo da formação profissional.
O processo ensino-aprendizagem buscará a interação dos conteúdos e experiências dos sujeitos, de modo a retomar os aspectos centrais presentes nas Diretrizes Curriculares, tendo como base, os apontamentos das Oficinas Regionais e Nacionais ocorridas em 2023, no que concerne a curricularização da extensão e a formação antirracista, além das indicações destacadas dos debates coletivos e da bibliografia sobre a formação profissional na atualidade.
A intenção é que a partir da realização das oficinas, as UFAs possam revisitar seus projetos pedagógicos visando a formação profissional antirracista. Essa é uma etapa fundamental do processo e deve envolver todos os sujeitos que tem influxo no processo formativo em cada UFA.